Secretário Enos Ferreira reune-se com lideranças evangélicas para discutir medidas de prevenção à covid-19

Na última quinta-feira (04), o Secretário de Estado de Relações Institucionais do Maranhão (SRI), Enos Ferreira reuniu-se com presidentes de igrejas evangélicas de várias denominações do estado. A reunião, que foi virtual, teve como objetivo de discutir o cenário da pandemia. Participaram também o Secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas (SEEPP), Marcos Pacheco e o Secretário da Região Tocantina (SEERT), Pastor Luiz Carlos Porto.

Na reunião a liderança evangélica apresentou uma nota contendo orientações a serem adotadas pelos líderes e membros das igrejas no enfrentamento da pandemia da Covid-19, ficando estabelecido que, além do rigoroso cumprimento das medidas sanitárias descritas nas portarias de nº 38 e 93 da Casa Civil, no período de 05 a 14 de Março de 2021 todos devem: reforçar a observância quanto ao distanciamento mínimo (1,5m) entre pessoas; utilização máxima de 50% da capacidade do templo; uso constante de máscaras, assim como higienização correta das mãos com álcool em gel e/ou água e sabão.

Quanto aos cultos, a duração recomendável é de 1 hora e duração máxima de 2 horas.

As igrejas não podem realizar eventos festivos que promovam aglomeração de pessoas, a exemplo de congressos, grandes encontros locais ou regionais e eventos com grande número de participantes, especialmente quando houver a participação de pessoas vindas de outras regiões e países.

A recomendação é realizar reuniões em horários alternativos com grupos menores, em ambientes arejados evitando aglomerações.

Novos posicionamentos poderão ser emitidos a qualquer momento, conforme novas informações disponíveis pelas fontes oficiais.

O representante da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Sul do Maranhão (Comadesma), Wilson Dantas, durante a reunião destacou “externamos o nosso respeito a este gesto de carinho que o Governador Flavio Dino tem tido para com as igrejas em reconhecer o papel importante e o serviço que prestamos para a sociedade”.

Continuando, ele falou que “o templo da Assembleia de Deus em Açailândia já foi colocado a disposição para ser hospital de campanha para atendimento exclusivo dos pacientes com COVID-19 (Coronavírus).”

Por fim, o Secretário Enos Ferreira, destacou “agradeço a participação dos lideres evangélicos neste momento que requer a união de todos e me coloco a disposição das denominações ”, finalizou.

WhatsApp Image 2021-03-04 at 19.48.03WhatsApp Image 2021-03-04 at 19.48.03 (1)sri1

Praça Dom Pedro II, S/N - Edifício João Goulart - Centro, São Luís - MA, 65010-450

(98) 2016-4260

sri@sri.ma.gov.br